Nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro de 2023 foi realizado no Câmpus do Pantanal, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a oitava edição do Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços (VIII SEF), evento bianual realizado pelo Mestrado em Estudos Fronteiriços em parceria com diversas instituições, entre elas a Asociación Latinoamericana y Caribeña de Estudios Fronterizos (ALEF), o Grupo Retis, a Unbral Fronteiras, a Universidade Federal da Grande Dourados, o Instituto de Estudios Internacionales, da Universidade Arturo Prat – Chile, e da Association for Borderlands Studies (ABS). O VIII SEF também contou com o apoio da Capes e da Fundect para a sua exitosa realização.
O evento enriquecedor reuniu pesquisadores renomados do mundo todo para discutir questões cruciais relacionadas às fronteiras. As mesas temáticas exploraram áreas como turismo, migração, banco de dados, políticas públicas e desenvolvimento da faixa de fronteira.
Apesar do imprevisto ataque hacker e a derrubada dos sistemas da UFMS, a programação e todo o planejamento em volta do seminário seguiram normalmente, e contaram com um público diverso de estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas. Pode-se dizer que o objetivo do evento foi alcançado: ao longo dos dias a troca de diálogo e as interações entre os participantes possibilitaram a discussão e o levantamento de inúmeros temas contemporâneos relacionados à fronteira, e que precisam ter cada vez mais destaque.
Sobre o primeiro dia do evento (25/09), logo na parte da manhã, a equipe de apoio realizou o credenciamento dos participantes inscritos e dos não inscritos, estes que realizaram a inscrição e o pagamento da taxa no local. Todos receberam uma Ecobag personalizada do evento, bem como um caderno da UFMS e uma caneta, para que pudessem fazer apontamentos de informações que considerassem pertinentes.
A palestra de abertura se deu por conta da mesa “Turismo e intercâmbio cultural nas fronteiras”, às 15h, sendo composta pelos pesquisadores: Milton Mariani (UFMS), Lucilene Machado (UFMS), Arturo Lomelí González (Universidad Autónoma de Chiapas, México) e Antônio Carlos Castrogiovanni, (UFRGS). Após a exposição do tema, ocorreu um rápido intervalo, para em seguida o espetáculo do Pai Hamilton encantar os participantes presentes na solenidade de abertura, ao som dos atabaques e dos cânticos.
Por fim, o primeiro dia do seminário foi encerrado com chave de ouro pela mesa “Migrações nas fronteiras”, tendo como componentes os pesquisadores Marco Aurélio Machado de Oliveira(UFMS) – debatedor, Eric Cardin (UNIOESTE), Zuila Guimarães Cova dos Santos (UNIR) e Patrícia Teixeira Tavano (UFMS). Após o término das apresentações, os participantes puderam disfrutar de um delicioso coffee break organizado pela equipe de apoio.
O jornalista Ahmad Schabib Hany esteve presente para prestigiar o VIII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços, e escreveu suas considerações ao participar do evento em uma crônica muito interessante. Para conferir, acesse: https://www.correiodecorumbapantanal.com.br/colunistas/ahmad-schabib-hany/evento-alvissareiro
Cada momento do VIII SEF foi cuidadosamente registrado, e agora é o momento de compartilhar essa experiência visual com todos. As fotos capturam a essência e o espírito colaborativo desse encontro.
Confira as imagens do VIII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços acessando a pasta no Google Drive através do link abaixo: 🔗 Visualize as Fotos Aqui
Não perca a oportunidade de reviver os momentos inspiradores e significativos deste evento único. Acesse as fotos e compartilhe essa experiência valiosa com sua rede!
#Fronteiras #SeminárioInternacional #EstudosFronteiriços #Pesquisa #Desenvolvimento #Compartilhe