Orientações gerais:
1 – Os pôsteres deverão ser afixados pelos autores no hall da Unidade II (R. Poconé – Universitário, Corumbá – MS) na parte da manhã (entre 9:00 e 12:00) no dia da sessão.
2 – Os autores deverão comparecer no hall da Unidade II entre 15:00 e 17:00 horas no dia da sessão para explicar os seus trabalhos aos interessados.
3 – Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de avaliação neste horário.
4 – Os autores receberão um certificado pela apresentação de seus trabalhos.
5 – Os pôsteres deverão ser recolhidos no mesmo dia pelos autores (entre 17:00 e 18:00 horas).
Orientaciones generales:
1 – Los autores deben publicar los carteles en la sala de la Unidade II (R. Poconé – Universitário, Corumbá – MS) por la mañana (entre las 9:00 y las 12:00) del día de la sesión.
2 – Los autores deben asistir a la Unidade II entre las 15:00 y las 17:00 horas en el día de la sesión para explicar su trabajo a los interesados.
3 – Los trabajos serán evaluados por un comité de evaluación en este momento.
4 – Los autores recibirán un certificado por la presentación de su trabajo.
5 – Los autores deben recoger los carteles el mismo día de la sesión (entre las 17:00 y las 18:00 horas).
SESSÃO DE PÔSTERES 1: DIA 07/10/2019
EIXO 1 – ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DISCURSIVOS NAS FRONTEIRAS
A percepção da relação entre educação e práticas sociais nos povos ribeirinhos do vale do Guaporé no período de 1932 a 1996: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras. | Carlos Alberto Bosquê Jr., Alane da Silva Gomes e Ingrid Silva Nobre |
A representação do forte príncipe da beira na vida das crianças da comunidade fronteiriça de Costa Marques – RO/BR | Helen Cristina Dorado, Edvania Rodrigues Quintão e Maricarla Brito Moreno |
Análises sobre a educação de tempo integral em escolas públicas com diferentes contextos da cidade fronteiriça de Corumbá-MS | Ana Maria dos Santos Silva, Josiane Aparecida da Silva Xavier de Moura e Carlo Henrique Golin |
Diálogo na fronteira: a leitura como prática de interação entre alunos brasileiros e bolivianos | Jucilene Gonçalves de Oliveira, Joana do Nascimento da Silva Melo e Maricarla Brito Moreno |
Diálogos interculturais na educação do campo em regiões de fronteiras: reflexões iniciais | Luis Manoel Bezerra |
Educação, qualificação e (re) inserção profissional: o caso dos catraieiros do Rio Oiapoque | Dilcina Loureiro de Oliveira |
Esporte escolar (extracurricular) e a integração fronteiriça (Brasil-Bolívia) nas escolas municipais de Corumbá-MS | Gilson Pacola e Carlo Henrique Golin |
Festa do Divino: fator de identidade cultural na comunidade quilombola de Laranjeiras | Décio Keher Marques, Ana Alice Siqueira e Isabella da Silva Palácio |
Formas de relacionamientos social, educativo, cultural en las fronteras del norte amazónico Bolívia-Brasil | Marcia Mercado Ortiz, Norah Nagayama Gonzalez y Eva Rodriguez Salvatierra |
Fortaleciendo la expresión oral y escrita mediante las tres palabras de revistas o periódicos | Ylvia Ayaviri Mamani |
Glossário virtual da música de Mato Grosso do Sul | Geovano Moreira Chaves, Giovanna Beatriz Bulcão Michelon e Lorraine de Freitas Rodrigues |
Lutas no processo de formação humana e social na fronteira. | Luiz Frederico Pinto e Lidiane de Brito Curto |
Migração FM/AM para rádio Web nas regiões pantaneiras: como fica? | Raphael Vilalva de Queiroz, Anny Aparecida das Neves Silva e Dirce Sizuko Soken |
O currículo intercultural e a luta pelo direito à diversidade: desafios da escolarização. | Décio Keher Marques, Isabella da Silva Palácio e Victor Alan Rocha de Olveira |
SESSÃO 2: DIA 08/10/2019
EIXO 2 – MOVIMENTOS DE POPULAÇÃO HOJE E NO PASSADO
A festa do Torito: narrativas, memórias e cultura popular na fronteira Brasil-Bolívia | Ester Chao Ojopi Simo e Auxiliadora dos Santos Pinto |
Imigrantes indocumentados fronteira Brasil x Bolívia. | Lidiane de Brito Curto, Antonio José de Jesus Junior e Tchoia Fina Gardenal |
Memórias, narrativas e representações de imigrantes bolivianos na cidade de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia | Mário Ruilova Góngora e Elizete Santos Tirina |
EIXO 3 – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NAS FRONTEIRAS
A contribuição jurídica da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental na região dos municípios de Corumbá e Ladário-MS | Antonio José de Jesus Junior e Lidiane de Brito Curto |
Diagnóstico de clima organizacional em transportadora na fronteira Brasil-Bolívia | Paulo Fernandes Gomes e Fernando Thiago |
Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização | Juliana Luquez, Fernanda Marques e Valdinéia de Aguiar |
Ensino de geografia e mapas: uma proposta para a bacia do rio Oiapoque | Rilton Jose Vieira Pereira |
Mecanismos para a contribuição teórica nas políticas de securitização na fronteira Brasil-França. | Gabriela da Silva Cavalcante e Jéssica Mayara Lima Ramires |
O Plano de Mobilidade Urbana de Corumbá e a efetividade do direito de locomoção dos ciclistas. | Rafael Rocha Sá e Elisa Pinheiro de Freitas |
O uso do mapa mental no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental da disciplina de geografia | Aldineia Nunes de Abreu |
Território, drogas e fronteira: expressões para o trabalho dos CRAS em municípios de fronteira com Uruguai. | Alene Silva da Rosa |
SESSÃO 3: DIA 09/10/2019
EIXO 4 – LIMITES ESTRATÉGICOS NAS FRONTEIRAS
Espaço e suas fronteiras: o cibernético enquanto categoria de análise geográfica | Thomás Nery da Silva Teixeira e Adriana Dorfman |
Fronteira Amapá-Guiana Francesa: “ponte e porta” fronteiriça na Amazônia. | Wendell Rodrigues Martel |
Reflexões sobre os princípios da lei 13.022/14 no âmbito de atuação das guardas municipais na segurança pública | Alex Roberto Oliveira de Andrade, Caio Dalbert Cunha de Avellar e Lidiane de Brito Curto |
EIXO 5 – A NATUREZA E SEUS USOS NAS FRONTEIRAS
As boas práticas de governança ambiental no Pantanal Sul-Matogrossense: medidas para uso de recursos hídricos. | Luana Saldivar Barbosa Almeida e Dirce Sizuko Soken |
Gestão sustentável no aproveitamento de resíduos sólidos do pescado na escola técnica de pesca do Amapá | Luciele Socorro Simoa |
O Ensino de Química em um ambiente Fronteiriço: da teoria à prática | Elcimar de Sousa Barros |
Problemas ambientais transfronteiriços – uma análise da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa | Jéssica Mayara Lima Ramires |
Proposta de educação ambiental para alunos de geografia por meio do diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos na fronteira Brasil-Guiana Francesa | Regina Marcia da Silva Campos Gonçalves |