EIXO 1 – ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DISCURSIVOS NAS FRONTEIRAS |
A percepção da relação entre educação e práticas sociais nos povos ribeirinhos do vale do Guaporé no período de 1932 a 1996: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras. |
A representação do forte príncipe da beira na vida das crianças da comunidade fronteiriça de Costa Marques – RO/BR |
Análises sobre a educação de tempo integral em escolas públicas com diferentes contextos da cidade fronteiriça de Corumbá-MS |
Diálogo na fronteira: a leitura como prática de interação entre alunos brasileiros e bolivianos |
Diálogos interculturais na educação do campo em regiões de fronteiras: reflexões iniciais |
Educação, qualificação e (re) inserção profissional: o caso dos catraieiros do Rio Oiapoque |
Esporte escolar (extracurricular) e a integração fronteiriça (Brasil-Bolívia) nas escolas municipais de Corumbá-MS |
Festa do Divino: fator de identidade cultural na comunidade quilombola de Laranjeiras |
Formas de relacionamientos social, educativo, cultural en las fronteras del norte amazónico Bolívia-Brasil |
Fortaleciendo la expresión oral y escrita mediante las tres palabras de revistas o periódicos |
Glossário virtual da música de Mato Grosso do Sul |
Lutas no processo de formação humana e social na fronteira. |
Migração FM/AM para rádio Web nas regiões pantaneiras: como fica? |
O currículo intercultural e a luta pelo direito à diversidade: desafios da escolarização. |
EIXO 2 – MOVIMENTOS DE POPULAÇÃO HOJE E NO PASSADO |
A festa do Torito: narrativas, memórias e cultura popular na fronteira Brasil-Bolívia |
Imigrantes indocumentados fronteira Brasil x Bolívia. |
Memórias, narrativas e representações de imigrantes bolivianos na cidade de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia |
EIXO 3 – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NAS FRONTEIRAS |
A contribuição jurídica da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental na região dos municípios de Corumbá e Ladário-MS |
Diagnóstico de clima organizacional em transportadora na fronteira Brasil-Bolívia |
Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização |
Ensino de geografia e mapas: uma proposta para a bacia do rio Oiapoque |
Mecanismos para a contribuição teórica nas políticas de securitização na fronteira Brasil-França. |
O Plano de Mobilidade Urbana de Corumbá e a efetividade do direito de locomoção dos ciclistas. |
O uso do mapa mental no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental da disciplina de geografia |
Território, drogas e fronteira: expressões para o trabalho dos CRAS em municípios de fronteira com Uruguai. |
EIXO 4 – LIMITES ESTRATÉGICOS |
E-spaço e suas fronteiras: o cibernético enquanto categoria de análise geográfica |
Fronteira Amapá-Guiana Francesa: “ponte e porta” fronteiriça na Amazônia. |
Reflexões sobre os princípios da lei 13.022/14 no âmbito de atuação das guardas municipais na segurança pública |
EIXO 5 – A NATUREZA E SEUS USOS |
As boas práticas de governança ambiental no Pantanal Sul-Matogrossense: medidas para uso de recursos hídricos. |
Gestão sustentável no aproveitamento de resíduos sólidos do pescado na escola técnica de pesca do Amapá |
O ensino de química em um ambiente fronteiriço: da teoria à prática |
Problemas ambientais transfronteiriços – uma análise da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa |
Proposta de educação ambiental para alunos de geografia por meio do diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos na fronteira Brasil-Guiana Francesa |
Atividade de campo no VII SEF
Planejamos uma visita guiada de barco ao longo do rio Paraguai sob orientação do Prof. Sergio Isquierdo da UFMS. A visita guiada será realizada na quarta-feira, dia 8 de outubro de 2019 (de 9 às 13h) durante o VII SEF. O valor inclui o almoço e o passeio de barco (R$90,00), mas não inclui bebidas. O pagamento será realizado no embarque junto à empresa. Vagas limitadas!
Inscreva-se, clicando no botão abaixo.
Mais dois bons motivos para não perder o lançamento de livros do VII SEF…
Anuário Unbral das fronteiras brasileiras 2018
Paraguay-Brasil. Nuevas aproximaciones, relaciones que se reconfiguran de Anibal Orue Pozzo
Curios@ sobre os temas que serão tratados no VII SEF?
Dê uma espiada na nuvem de palavras dos trabalhos enviados…
Recorde de trabalhos no VII SEF
Agradecemos a todos os autores que irão prestigiar a sétima edição do VII SEF! Este ano recebemos um número recorde de trabalhos: 121, mais que o dobro da edição anterior!!! Aguardamos ansiosamente para o início dos trabalhos. Veja abaixo um breve panorama dos trabalhos submetidos.
Novo prazo para envio dos trabalhos completos
A pedidos, a comissão organizadora resolveu estender o prazo para envio dos trabalhos completos até o dia 20/08/2019, desta vez impreterivelmente! Participe!
VII SEF 2019 – Second Call for Papers
The Organizing Committee of the VII International Border Studies Seminar – VII SEF is pleased to announce the second call for the event, to be held from October 07 to 09, 2019, in Corumbá, MS, Brazil. Please check updates on deadlines, registration, schedule, submission of papers and book launchings during the event.
Looking forward to meet you,
The Organizing Committee of VII SEF
viisef@gmail.com
Segunda convocatoria
La Comisión Organizadora del VII Seminario Internacional de Estudios Fronterizos hace pública la segunda convocatoria del evento, que se realizará entre los días 7 y 9 de octubre de 2019, en la ciudad de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Esta circular tiene la finalidad de divulgar informaciones generales sobre las inscripciones, la programación actualizada, el envío de los trabajos completos y el lanzamiento de libros durante el evento. Invitamos a los interesados a atentarse a los plazos.
Segunda Circular
Saiu a segunda circular do VII SEF. Boas notícias: o prazo para envio dos trabalhos foi estendido para 30/07/2019! Participe!