09set/19

Lista de trabalhos aprovados para as sessões de posteres

EIXO 1 – ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DISCURSIVOS NAS FRONTEIRAS
A percepção da relação entre educação e práticas sociais nos povos ribeirinhos do vale do Guaporé no período de 1932 a 1996: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras.
A representação do forte príncipe da beira na vida das crianças da comunidade fronteiriça de Costa Marques – RO/BR
Análises sobre a educação de tempo integral em escolas públicas com diferentes contextos da cidade fronteiriça de Corumbá-MS
Diálogo na fronteira: a leitura como prática de interação entre alunos brasileiros e bolivianos
Diálogos interculturais na educação do campo em regiões de fronteiras: reflexões iniciais
Educação, qualificação e (re) inserção profissional: o caso dos catraieiros do Rio Oiapoque
Esporte escolar (extracurricular) e a integração fronteiriça (Brasil-Bolívia) nas escolas municipais de Corumbá-MS
Festa do Divino: fator de identidade cultural na comunidade quilombola de Laranjeiras
Formas de relacionamientos social, educativo, cultural en las fronteras del norte amazónico Bolívia-Brasil
Fortaleciendo la expresión oral y escrita mediante las tres palabras de revistas o periódicos
Glossário virtual da música de Mato Grosso do Sul
Lutas no processo de formação humana e social na fronteira.
Migração FM/AM para rádio Web nas regiões pantaneiras: como fica?
O currículo intercultural e a luta pelo direito à diversidade: desafios da escolarização.
 
EIXO 2 – MOVIMENTOS DE POPULAÇÃO HOJE E NO PASSADO
A festa do Torito: narrativas, memórias e cultura popular na fronteira Brasil-Bolívia
Imigrantes indocumentados fronteira Brasil x Bolívia.
Memórias, narrativas e representações de imigrantes bolivianos na cidade de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia
 
EIXO 3 – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NAS FRONTEIRAS
A contribuição jurídica da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental na região dos municípios de Corumbá e Ladário-MS
Diagnóstico de clima organizacional em transportadora na fronteira Brasil-Bolívia
Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização
Ensino de geografia e mapas: uma proposta para a bacia do rio Oiapoque
Mecanismos para a contribuição teórica nas políticas de securitização na fronteira Brasil-França.
O Plano de Mobilidade Urbana de Corumbá e a efetividade do direito de locomoção dos ciclistas.
O uso do mapa mental no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental da disciplina de geografia
Território, drogas e fronteira: expressões para o trabalho dos CRAS em municípios de fronteira com Uruguai.
 
EIXO 4 – LIMITES ESTRATÉGICOS
E-spaço e suas fronteiras: o cibernético enquanto categoria de análise geográfica
Fronteira Amapá-Guiana Francesa: “ponte e porta” fronteiriça na Amazônia.
Reflexões sobre os princípios da lei 13.022/14 no âmbito de atuação das guardas municipais na segurança pública
 
EIXO 5 – A NATUREZA E SEUS USOS
As boas práticas de governança ambiental no Pantanal Sul-Matogrossense: medidas para uso de recursos hídricos.
Gestão sustentável no aproveitamento de resíduos sólidos do pescado na escola técnica de pesca do Amapá
O ensino de química em um ambiente fronteiriço: da teoria à prática
Problemas ambientais transfronteiriços – uma análise da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa
Proposta de educação ambiental para alunos de geografia por meio do diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos na fronteira Brasil-Guiana Francesa
31ago/19

Atividade de campo no VII SEF

Planejamos uma visita guiada de barco ao longo do rio Paraguai sob orientação do Prof. Sergio Isquierdo da UFMS. A visita guiada será realizada na quarta-feira, dia 8 de outubro de 2019 (de 9 às 13h) durante o VII SEF. O valor inclui o almoço e o passeio de barco (R$90,00), mas não inclui bebidas. O pagamento será realizado no embarque junto à empresa. Vagas limitadas!

Inscreva-se, clicando no botão abaixo.

22ago/19

Recorde de trabalhos no VII SEF

Agradecemos a todos os autores que irão prestigiar a sétima edição do VII SEF! Este ano recebemos um número recorde de trabalhos: 121, mais que o dobro da edição anterior!!! Aguardamos ansiosamente para o início dos trabalhos. Veja abaixo um breve panorama dos trabalhos submetidos.

% de trabalhos segundo eixo temático
10jul/19

VII SEF 2019 – Second Call for Papers

The Organizing Committee of the VII International Border Studies Seminar – VII SEF is pleased to announce the second call for the event, to be held from October 07 to 09, 2019, in Corumbá, MS, Brazil. Please check updates on deadlines, registration, schedule, submission of papers and book launchings during the event.
Looking forward to meet you,
The Organizing Committee of VII SEF
viisef@gmail.com

VII SEF – Second Call

02jul/19

Segunda convocatoria

La Comisión Organizadora del VII Seminario Internacional de Estudios Fronterizos hace pública la segunda convocatoria del evento, que se realizará entre los días 7 y 9 de octubre de 2019, en la ciudad de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Esta circular tiene la finalidad de divulgar informaciones generales sobre las inscripciones, la programación actualizada, el envío de los trabajos completos y el lanzamiento de libros durante el evento. Invitamos a los interesados a atentarse a los plazos.

Segunda convocatoria – VII SEF