| EIXO 1 – ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DISCURSIVOS NAS FRONTEIRAS |
| A percepção da relação entre educação e práticas sociais nos povos ribeirinhos do vale do Guaporé no período de 1932 a 1996: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras. |
| A representação do forte príncipe da beira na vida das crianças da comunidade fronteiriça de Costa Marques – RO/BR |
| Análises sobre a educação de tempo integral em escolas públicas com diferentes contextos da cidade fronteiriça de Corumbá-MS |
| Diálogo na fronteira: a leitura como prática de interação entre alunos brasileiros e bolivianos |
| Diálogos interculturais na educação do campo em regiões de fronteiras: reflexões iniciais |
| Educação, qualificação e (re) inserção profissional: o caso dos catraieiros do Rio Oiapoque |
| Esporte escolar (extracurricular) e a integração fronteiriça (Brasil-Bolívia) nas escolas municipais de Corumbá-MS |
| Festa do Divino: fator de identidade cultural na comunidade quilombola de Laranjeiras |
| Formas de relacionamientos social, educativo, cultural en las fronteras del norte amazónico Bolívia-Brasil |
| Fortaleciendo la expresión oral y escrita mediante las tres palabras de revistas o periódicos |
| Glossário virtual da música de Mato Grosso do Sul |
| Lutas no processo de formação humana e social na fronteira. |
| Migração FM/AM para rádio Web nas regiões pantaneiras: como fica? |
| O currículo intercultural e a luta pelo direito à diversidade: desafios da escolarização. |
| EIXO 2 – MOVIMENTOS DE POPULAÇÃO HOJE E NO PASSADO |
| A festa do Torito: narrativas, memórias e cultura popular na fronteira Brasil-Bolívia |
| Imigrantes indocumentados fronteira Brasil x Bolívia. |
| Memórias, narrativas e representações de imigrantes bolivianos na cidade de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia |
| EIXO 3 – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NAS FRONTEIRAS |
| A contribuição jurídica da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental na região dos municípios de Corumbá e Ladário-MS |
| Diagnóstico de clima organizacional em transportadora na fronteira Brasil-Bolívia |
| Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização |
| Ensino de geografia e mapas: uma proposta para a bacia do rio Oiapoque |
| Mecanismos para a contribuição teórica nas políticas de securitização na fronteira Brasil-França. |
| O Plano de Mobilidade Urbana de Corumbá e a efetividade do direito de locomoção dos ciclistas. |
| O uso do mapa mental no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental da disciplina de geografia |
| Território, drogas e fronteira: expressões para o trabalho dos CRAS em municípios de fronteira com Uruguai. |
| EIXO 4 – LIMITES ESTRATÉGICOS |
| E-spaço e suas fronteiras: o cibernético enquanto categoria de análise geográfica |
| Fronteira Amapá-Guiana Francesa: “ponte e porta” fronteiriça na Amazônia. |
| Reflexões sobre os princípios da lei 13.022/14 no âmbito de atuação das guardas municipais na segurança pública |
| EIXO 5 – A NATUREZA E SEUS USOS |
| As boas práticas de governança ambiental no Pantanal Sul-Matogrossense: medidas para uso de recursos hídricos. |
| Gestão sustentável no aproveitamento de resíduos sólidos do pescado na escola técnica de pesca do Amapá |
| O ensino de química em um ambiente fronteiriço: da teoria à prática |
| Problemas ambientais transfronteiriços – uma análise da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa |
| Proposta de educação ambiental para alunos de geografia por meio do diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos na fronteira Brasil-Guiana Francesa |
