Sessões de Pôsteres

Orientações gerais:

1 – Os pôsteres deverão ser afixados pelos autores no hall da Unidade II (R. Poconé – Universitário, Corumbá – MS) na parte da manhã (entre 9:00 e 12:00) no dia da sessão.
2 – Os autores deverão comparecer no hall da Unidade II entre 15:00 e 17:00 horas no dia da sessão para explicar os seus trabalhos aos interessados.
3 – Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de avaliação neste horário.
4 – Os autores receberão um certificado pela apresentação de seus trabalhos.
5 – Os pôsteres deverão ser recolhidos no mesmo dia pelos autores (entre 17:00 e 18:00 horas).

Orientaciones generales:

1 – Los autores deben publicar los carteles en la sala de la Unidade II (R. Poconé – Universitário, Corumbá – MS) por la mañana (entre las 9:00 y las 12:00) del día de la sesión.
2 – Los autores deben asistir a la Unidade II entre las 15:00 y las 17:00 horas en el día de la sesión para explicar su trabajo a los interesados.
3 – Los trabajos serán evaluados por un comité de evaluación en este momento.
4 – Los autores recibirán un certificado por la presentación de su trabajo.
5 – Los autores deben recoger los carteles el mismo día de la sesión (entre las 17:00 y las 18:00 horas).

SESSÃO DE PÔSTERES 1: DIA 07/10/2019
EIXO 1 – ASPECTOS IDENTITÁRIOS E DISCURSIVOS NAS FRONTEIRAS

A percepção da relação entre educação e práticas sociais nos povos ribeirinhos do vale do Guaporé no período de 1932 a 1996: uma análise a partir das políticas educacionais brasileiras. Carlos Alberto Bosquê Jr., Alane da Silva Gomes e Ingrid Silva Nobre
A representação do forte príncipe da beira na vida das crianças da comunidade fronteiriça de Costa Marques – RO/BR Helen Cristina Dorado, Edvania Rodrigues Quintão e Maricarla Brito Moreno
Análises sobre a educação de tempo integral em escolas públicas com diferentes contextos da cidade fronteiriça de Corumbá-MS Ana Maria dos Santos Silva, Josiane Aparecida da Silva Xavier de Moura e Carlo Henrique Golin
Diálogo na fronteira: a leitura como prática de interação entre alunos brasileiros e bolivianos Jucilene Gonçalves de Oliveira, Joana do Nascimento da Silva Melo e Maricarla Brito Moreno
Diálogos interculturais na educação do campo em regiões de fronteiras: reflexões iniciais Luis Manoel Bezerra
Educação, qualificação e (re) inserção profissional: o caso dos catraieiros do Rio Oiapoque Dilcina Loureiro de Oliveira
Esporte escolar (extracurricular) e a integração fronteiriça (Brasil-Bolívia) nas escolas municipais de Corumbá-MS Gilson Pacola e Carlo Henrique Golin
Festa do Divino: fator de identidade cultural na comunidade quilombola de Laranjeiras Décio Keher Marques, Ana Alice Siqueira e Isabella da Silva Palácio
Formas de relacionamientos social, educativo, cultural en las fronteras del norte amazónico Bolívia-Brasil Marcia Mercado Ortiz, Norah Nagayama Gonzalez y Eva Rodriguez Salvatierra
Fortaleciendo la expresión oral y escrita mediante las tres palabras de revistas o periódicos Ylvia Ayaviri Mamani
Glossário virtual da música de Mato Grosso do Sul Geovano Moreira Chaves, Giovanna Beatriz Bulcão Michelon e Lorraine de Freitas Rodrigues
Lutas no processo de formação humana e social na fronteira. Luiz Frederico Pinto e Lidiane de Brito Curto
Migração FM/AM para rádio Web nas regiões pantaneiras: como fica? Raphael Vilalva de Queiroz, Anny Aparecida das Neves Silva e Dirce Sizuko Soken
O currículo intercultural e a luta pelo direito à diversidade: desafios da escolarização. Décio Keher Marques, Isabella da Silva Palácio e Victor Alan Rocha de Olveira

SESSÃO 2: DIA 08/10/2019

EIXO 2 – MOVIMENTOS DE POPULAÇÃO HOJE E NO PASSADO

A festa do Torito: narrativas, memórias e cultura popular na fronteira Brasil-Bolívia Ester Chao Ojopi Simo e Auxiliadora dos Santos Pinto
Imigrantes indocumentados fronteira Brasil x Bolívia. Lidiane de Brito Curto, Antonio José de Jesus Junior e Tchoia Fina Gardenal
Memórias, narrativas e representações de imigrantes bolivianos na cidade de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia Mário Ruilova Góngora e Elizete Santos Tirina

EIXO 3 – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NAS FRONTEIRAS

A contribuição jurídica da Marinha do Brasil no desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental na região dos municípios de Corumbá e Ladário-MS Antonio José de Jesus Junior e Lidiane de Brito Curto
Diagnóstico de clima organizacional em transportadora na fronteira Brasil-Bolívia Paulo Fernandes Gomes e Fernando Thiago
Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização Juliana Luquez, Fernanda Marques e Valdinéia de Aguiar
Ensino de geografia e mapas: uma proposta para a bacia do rio Oiapoque Rilton Jose Vieira Pereira
Mecanismos para a contribuição teórica nas políticas de securitização na fronteira Brasil-França. Gabriela da Silva Cavalcante e Jéssica Mayara Lima Ramires
O Plano de Mobilidade Urbana de Corumbá e a efetividade do direito de locomoção dos ciclistas. Rafael Rocha Sá e Elisa Pinheiro de Freitas
O uso do mapa mental no processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental da disciplina de geografia Aldineia Nunes de Abreu
Território, drogas e fronteira: expressões para o trabalho dos CRAS em municípios de fronteira com Uruguai. Alene Silva da Rosa

SESSÃO 3: DIA 09/10/2019

EIXO 4 – LIMITES ESTRATÉGICOS NAS FRONTEIRAS

Espaço e suas fronteiras: o cibernético enquanto categoria de análise geográfica Thomás Nery da Silva Teixeira e Adriana Dorfman
Fronteira Amapá-Guiana Francesa: “ponte e porta” fronteiriça na Amazônia. Wendell Rodrigues Martel
Reflexões sobre os princípios da lei 13.022/14 no âmbito de atuação das guardas municipais na segurança pública Alex Roberto Oliveira de Andrade, Caio Dalbert Cunha de Avellar e Lidiane de Brito Curto

EIXO 5 – A NATUREZA E SEUS USOS NAS FRONTEIRAS

As boas práticas de governança ambiental no Pantanal Sul-Matogrossense: medidas para uso de recursos hídricos. Luana Saldivar Barbosa Almeida e Dirce Sizuko Soken
Gestão sustentável no aproveitamento de resíduos sólidos do pescado na escola técnica de pesca do Amapá Luciele Socorro Simoa
O Ensino de Química em um ambiente Fronteiriço: da teoria à prática Elcimar de Sousa Barros
Problemas ambientais transfronteiriços – uma análise da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa Jéssica Mayara Lima Ramires
Proposta de educação ambiental para alunos de geografia por meio do diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos na fronteira Brasil-Guiana Francesa Regina Marcia da Silva Campos Gonçalves