A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, com aprovação do MEC instalou em 2008 o Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços. O programa tem o objetivo de produzir conhecimento que leve a uma avaliação mais precisa da região, quanto a seus aspectos culturais, sociais, históricos, espaciais, econômicos e ambientais e que propicie a elaboração de projetos, ações e políticas que visem o desenvolvimento da região fronteiriça. Tem desenvolvido projetos que pretendam abarcar as discussões acerca do desenvolvimento, considerando, principalmente as dinâmicas culturais, sociais, históricas, espaciais, econômicas e ambientais em área de fronteira.

Trata-se de um programa permanente de Pós-graduação strictu sensu na modalidade profissionalizante que se propõe impulsionar estudos acerca de aspectos ligados ao desenvolvimento social da região e ao planejamento territorial de espaços fronteiriços a partir da contribuição de diferentes campos do conhecimento.

Este programa tem como pressuposto básico a instrumentalização metodológica necessária às atividades de pesquisa e ensino e objetiva a promoção e participação no processo de desenvolvimento regional e nacional, dentro dos objetivos do Regimento Geral da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Programa deve, ainda, colaborar de forma decisiva para impulsionar o desenvolvimento científico das regiões fronteiriças de Mato Grosso do Sul de forma responsável, envolvendo e fixando novos pesquisadores.